top of page
  • Foto do escritorNatasha Tortelli

COMO ESTÁ O SEU SONO?

Atualizado: 1 de jun. de 2021

Acho que todos aqui sabem que dormir é uma questão de sobrevivência, né?! E do ponto de vista psicológico e orgânico por que essa prática é tão importante? O sono tem uma função essencial para a saúde física e mental do nosso corpo, porque é o sono que permite a restauração e a recuperação da disposição física e mental, além de melhorar o nosso humor e contribuir para a melhora do nosso aprendizado e concentração.


A insônia está presente em muitos transtornos psiquiátricos, o que contribui para deixar o paciente debilitado e necessitando de intervenção e manejos de profissionais especializados. Precisamos ter claro que o tratamento farmacológico devidamente indicado pelo médico é importante em alguns casos, mas não podemos esquecer de abordar em terapia o motivo da insônia e os padrões e aspectos cognitivos do paciente, como suas crenças, pensamentos, percepções sobre o sono e comportamentos inadequados que dificultam o início ou manter o sono.


O que ocorre com o nosso corpo a noite para adormecer? Quando escurece, o hormônio melatonina começa a ser produzido pelo nosso cérebro e é ele responsável por sentirmos sono. Quando pegamos no sono passamos por cinco fases enquanto dormimos, em média é preciso 90 minutos para passar de uma fase para outra:



Existe um exame chamado de polissonografia que mede a atividade respiratória, muscular e cerebral durante o sono. Todas essas informações são coletadas por sensores espalhado pelo corpo e o computador analisa todo o conteúdo e converte os dados descrevendo como é o repouso do sujeito. Se você sentir necessidade de mais informações sobre o seu sono, pode conversar com seu médico de confiança e falar que tem interesse em fazer o exame. Lembrando que o médico é o profissional indicado para solicitar esse exame e verificar algum distúrbio no sono.


Nem sempre precisamos atribuir nossas dificuldades a patologias. E o que isso significa? Não precisamos achar uma doença para tudo que sentimos! E isso não significa deixar de pedir orientação para um profissional adequado e achar soluções para o que te incomoda. Mas respeitar o seu corpo e o que ele está tentando te falar. Vamos notar que o horário de sono pode variar para cada um de nós e conforme a fase que estamos do desenvolvimento humano. Bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos possuem uma necessidade diferente de sono.


Então, vamos as dicas para uma boa higiene do sono? Se você está com insônia essas dicas são fundamentais! Mas se você só deseja melhorar a qualidade do seu sono, as dicas são muito eficazes também.

  1. Evite a cafeína, chá verde, refrigerantes, álcool e doces depois das 18h horas

  2. Estabeleça um horário fixo para deitar e para levantar

  3. Evite cochilar durante o dia

  4. Faça refeições leves a noite, você deve ter equilíbrio e não deitar de estômago vazio também

  5. Pratique exercício físico pelo menos três vezes na semana

  6. Procure deitar somente quando já se sentir sonolento

  7. Procure não ficar no celular

  8. É melhor não ligar a televisão, mas se ligar, coloque em programas leves, sem sons altos ou com cenas agressivas

  9. Para livros é a mesma indicação, evite livros estimulantes antes de dormir

  10. Evite ingerir muito líquido antes de deitar, porque isso fará você ir mais ao banheiro

  11. Você gosta do seu colchão e do seu travesseiro? É importante que você se sinta confortável com eles

  12. Mantenha o seu quarto escuro e em uma temperatura agradável

  13. Tome um banho de morno para quente antes de deitar para te ajudar a relaxar

Ufa, foram bastante dicas né?! Avalie quais delas são possíveis estabelecer na sua rotina e na sua vida! Quanto mais delas você conseguir colocar em prática melhor! Lembre-se a falta de sono pode te deixar mais cansado, irritado, ansioso e com a memória afetada. Um sono adequado é importante um equilíbrio emocional e psicológico.


Posts recentes

Ver tudo

댓글


Post: Blog2_Post
bottom of page